Curtas na Praça (curtas) – Série 2

Ferro’s Bar (São Paulo/Br); dirigido por Cine Sapatão (Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros)

Este curta documentário mantém um dinamismo e uma fluidez na narrativa invejável para muitos outros filmes da Mostra. Se trata do depoimento de quatro mulheres sobre o clima de um bar tolerante à lésbicas na década de 80 na cidade de São Paulo e o que se seguiu depois de um policial conservador invadir o lugar. Cada frase que uma termina emenda em uma cena ou na frase que outra começa. É enxuto, é eficiente, é emocionante.

A construção do senso de direitos humanos e que precisamos lugar por eles em pouquíssimos atos. E por isso mesmo poderoso.


A Orquestra das Diretas (São Paulo/Br); dirigido por Caue Nunes

Mais um da série de cidadania e patriotismo é este causo que aconteceu durante as manifestações pelas Diretas Já na década de 80, que deu errado como resultado, mas certo como coesão democrática de várias frentes de cidadãos querendo mudanças. Entre elas a orquestra sinfônica de Campinas, que foi tocar nas manifestações e se conectar com o momento histórico de livre e espontânea vontade.

O filme é lúdico e mantém uma ingenuidade que restabelece uma conexão com um passado democrático que por conta das bipolaridades da sociedade brasileira no momento está há décadas esquecido. Vale a reflexão.


Acompanhe os outros filmes da 26° Mostra de Cinema de Tiradentes

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu