A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu uma nota na última quarta-feira anunciando novas regras para a premiação do Oscar 2023. O novo regulamente não permitirá filmes lançados apenas em serviços de streaming.
Essa regra não é tão nova assim. Na verdade, ela é um retorno às regras originais do Oscar pré-pandemia de Covid-19. Para concorrer às premiações, os filmes deverão ter sido lançados em salas de cinema entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022. Essa regra é válida para todas as categorias.
Os filmes lançados pelas plataformas de streaming ainda poderão concorrer, mas, para isso, precisarão de uma estreia oficial nos cinemas, como aconteceu com o O Irlandês e Roma da Netflix.
A Academia ainda anunciou outras duas mudanças. A primeira delas, uma alteração nas categorias “Melhor Documentário” e “Melhor Documentário em Curta-Metragem”, que agora serão “Documentário em Longa-Metragem” e “Documentário em Curta-Metragem”.
A segunda alteração é no prazo de inscrições, que agora será entre 3 de outubro de 2022 e 15 de novembro de 2022, dependendo das categorias.