Lobo e Cão | Vence a vontade de ficar acordado

Lobo e o Cão é um porre incomensurável. Parece que não há uma única cena no filme inteiro que valeu a pena ter sido filmada. Aguardamos eternamente por alguma história começar e quando sentimos que deve estar terminando parece que não acaba nunca.

Nada fica em suspenso no filme de Cláudia Varejão, que estreia na direção após trabalhar como montadora e diretora de fotografia. Nada na história é elevado à categoria de “prestar atenção”. Sem narrativa, a análise que sobra em uma obra dessas é a análise do nosso sono. Pelo menos até quanto durar a vontade de acompanhar personagens alheios à nossa vontade. E até quando vencer a vontade de ficarmos acordados.

Se bem que não entender o sotaque tão característico da Ilha dos Açores, em Portugal, ajuda a mantermos uma distância natural dos assuntos que teoricamente estão acontecendo. Para não dizer que não há nada, este filme “explora” a sexualidade de seus personagens. E coloco explorar entre aspas porque ele simplesmente mostra a rotina desses jovens em busca do prazer fácil de sua idade onde todos são bonitos, não importa o estilo ou a orientação.

Dessa forma, Ana e Luís (Ana Cabral e Rubem Pimenta) são os bichos citados no título, uma forma bem-humorada de relacionar a sexualidade com um bicho diferente. Em uma sala de aula cada aluno veste a cabeça de um animal em uma espécie de sarau. Essa é a analogia que deve ter parecido muito sagaz às roteiristas Varejão e Leda Cartum. Durante todo o filme vemos essa dupla se relacionando com outros jovens. Luís é o mais empolgado. Ele participa ativamente da comunidade. Ana, por outro lado, é uma menina quieta, na dela, mas quando surge sua prima sexy, vinda do exterior, aí é que o bicho pega.

Filmado na ilha de Açores e com um casting formado por membros de comunidades LGBTQIA+, Lobo e Cão tenta demonstrar como não existe nada de errado na forma de viver desses jovens, mas justamente por focar demais no lado sexual seus objetivos se viram contra eles mesmos. O que é uma pena.


“Wolf and Dog” (Por, 2022), escrito por Leda Cartum e Cláudia Varejão, dirigido por Cláudia Varejão, com Ana Cabral, Ruben Pimenta e Cristiana Branquinho.


CONFIRA MAIS FILMES DA COBERTURA DA 46° MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO


Trailer do Film – Lobo e Cão

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu