Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo (São Paulo/Br, 2023), dirigido por Renato Sircilli
Se há um curta mais sucinto e poderoso que este Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo na Mostra de Tiradentes eu não o vi.
Ele fala sobre nossa crise de afeição moderna. Paulo Goya constrói Jorge, um faxineiro de motel que grava áudio dos clientes para vender a Alberto, que vira seu parceiro sexual. Parece um negócio em que todos ganham, mas apesar de ter tudo, Jorge não tem o mínimo para uma vida sã: o afeto do outro.
Sua gravação mais emblemática é de um casal hétero em que ela compartilha vídeos de bichinhos com o amante. Repare na conexão entre esse momento e as marcas no corpo de quem um raio o atravessou e verá um trabalho detalhista e carregado de ensinamentos emocionais.
Lalabis (Ceará/Br, 2022); dirigido por Noá Bonoba
Experimental e apocalíptico, Lalabis é atraente em sua confecção modernista deste mundo onde todos estão paralisados menos a heroína do filme.
Ela tenta compreender o que aconteceu e no processo descobre uma segunda camada, uma camada mística por trás do que ocorre com os humanos. Incompleto e inspirador.
Promessa de um Amor Selvagem, (São Paulo/Br, 2022); dirigido por Davi Mello
Quando o “ser normal” não passa apenas de um sonho é melhor que a morte seja a solução de nossos problemas. O trabalho de Davi Mello explora uma dualidade do ser que navega entre gêneros e épocas com facilidade para o espectador entender. Talvez seja fácil demais.
Ao final, o sabor do inesperado e enigmático se mantém por pouco tempo. Falta ousadia em uma ideia bacana, não original, mas feita com esmero. Não é ideia para um longa, mas nos faz querermos pelo menos mais alguns minutos no mundo mágico das linhas de vida e troca de perspectiva.
Acompanhe os outros filmes da 26° Mostra de Cinema de Tiradentes