Mostra Foco (curtas) – Série 3

Pés que Sangram (Paraná/Br, 2022); dirigido por Roberta Takamatsu

As sutilezas pelas quais passa essa história sobre abandono e busca do passado não atingem o espectador exceto pelas sensações de estranheza.

A diretora Roberta Takamatsu constrói um clima de mistério e se aproveita de uma fotografia árida de estrada para compor tons de vermelho-terra em tomadas que evocam uma sensação mista de perda, saudade e desorientação. No entanto, essa discrição acaba por não capturar o engajamento do espectador.


O Último Rock (Espírito Santo/Br,2022); dirigido por Diego de Jesus

Diego de Jesus desenvolve uma série de diálogos dinâmicos e reais em torno de um grupo de jovens que se reúne pela última vez antes do isolamento social que se seguiu com a vinda do COVID-19 em março de 2020 no Brasil. São falas entrepostas e bem próxima de um papo real da geração. Ao final ele põe tudo a perder poetizando o que não era drama. Artistas geralmente são os maiores algozes de sua própria obra.


Labirinto (São Paulo/Br); dirigido por Filipe dos Santos Barrocas, Isadora Maria Torres, Léo Bortolin, Lucas Eskinazi e Yuji Kodato

Este filme experimental de direção coletiva só podia dar errado.

Construído ainda em isolamento, os cineastas apenas conseguiram se encontrar na própria Mostra de Tiradentes. E parece que eles só se encontraram nesse momento, mesmo, pois as cenas do curto filme sequer dialogam entre si.

É uma abstração tão abstrata que o único detalhe a se observar na tela são as trucagens de transição entre camadas capturadas de imagens, que não remete ao dramático fantasioso, mas ao brega, mesmo.


Febre (Minas Gerais, 2022); dirigido por Marcio Abreu

É arriscado tentar compor texto em imagens porque o sentido não é o mesmo. E esse texto que deu origem ao filme é repetitivo, uma prosa de ladainha que não ajuda muito na adaptação.

No entanto, contra todos os prognósticos o resultado até que é assistível. Ele compõe uma valsa de um elenco que reveza nesse conto folclórico em que duas pessoas vão sair à noite em busca de observar as últimas horas de um mundo que está dando adeus. Um passeio na madrugada atordoante. E febril.


Acompanhe os outros filmes da 26° Mostra de Cinema de Tiradentes

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu