Após comentários homofóbicos sobre o Ataque dos Cães durante o WTF podcast, Sam Elliott pediu desculpas pela fala durante um evento da Paramount+.
Promovendo a série 1883, ele foi questionado sobre chamar o filme de “merda” e questionar as discussões sobre masculinidade e sexualidade que são postas em O Ataque dos Cães.
Ao tentar dizer como me senti sobre o filme, não fui muito articulado. Eu não falei muito bem. E eu disse algumas coisas que machucaram as pessoas e me sinto terrível por isso”, disse Elliot ao comentar que foi tocado pelo longa.
Além disso, o ator também se desculpou com a comunidade LGBTQIA+ dizendo que muitos gays tiveram um papel importante em sua vida, carreira e em todos os níveis de amizade e sente muito por ter ferido algumas dessas pessoas que ama.
Eu também disse no WTF que eu achava a Jane Campion uma diretora brilhante e quero pedir desculpas para o elenco de O Ataque dos Cães. Todos são atores brilhantes. Em particular, ao Benedict Cumberbatch. Só posso dizer que sinto muito”, completo Sam Elliot.
Porém, esse elogio direcionado à diretora era sobre outros filmes. Sobre o Ataque dos Cães, ele se questionou “o que essa mulher da Nova Zelândia sabe sobre o oeste americano”. Jane Campion, que venceu o Oscar de melhor direção pelo filme que Elliot criticou, e Bennedict Cumberbatch, que foi indicado ao prêmio de melhor ator, chegaram a comentar sobre as declarações do ator, mas se limitaram a falar sobre como o filme busca desconstruir o mito do ocidente e sobre a aceitação do outro.
Já Jesse Plemons, que concorreu ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel em O Ataque dos Cães, disse que as falas de Sam Elliot sobre o longa o fizeram rir, mas que todos têm o direito de não gostar.