That Kind of Summer | Sensualmente entediante

Você por acaso está cansado de filmes sobre retiros espirituais onde os pacientes repassarão os fantasmas de sua vida e descobrirão que nada adianta, pois são fracos ou viverão um momento de ruptura e aprenderão a viver de sua própria força? That Kind of Summer, novo filme de Denis Côté (Antologia da Cidade Fantasma, Higiene Social) com certeza não é um deles.

Isso porque este filme não enxerga suas protagonistas como vítimas, anormais ou qualquer adjetivo que indique que elas precisam de reparos. São jovens viciadas em sexo, um vício talvez causado por algum trauma de infância ou um motivo qualquer. Simples assim.

Elas tiram umas férias de 26 dias de tudo isso em um retiro que não irá julgá-las ou incentivá-las. Durante essa estadia podem usar o celular 90 minutos todo dia, ganham um passe para ir lá fora de 24 horas, podem usar drogas, apesar de não incentivadas a fazer, e ingerir álcool socialmente. Não há psicólogos nem terapeutas no recinto. Uma mulher, Octavia, está lá para anotar o comportamento das meninas. Sami, o único homem do local, é seu assistente, usado para conversar com as meninas sobre assuntos não-sexuais e ajudar em qualquer outra tarefa.

Antes que você imagine, sim, é claro que haverá tentativas de sedução mirando em Sami, mas ele está nesse programa já faz um tempo e não cede à tentação. E Octavia (Anne Ratte-Polle), apesar de bissexual, está em um relacionamento em crise e não tem tempo para ser seduzida, o que não daria frutos, pois todas as garotas demonstram serem héteros.

Depois de longa jornada de duas horas e meia a conclusão a que quer chegar That Kind of Summer é que todos possuem seus problemas em se relacionar e se expressar, sexuais ou não.

Mas um filme longo demais para uma conclusão tão óbvia e desinteressante. Lá pela metade já não estamos sequer curiosos em seu desfecho. Côté, que também assina o roteiro, é mestre em conseguir trazer monotonia em um conteúdo sensual. E consegue com pouco esforço nos fazer perder a curiosidade por essas garotas.


“Un Été Comme Ça” (Can, 2022), escrito e dirigido por Denis Côté; com Larissa Corriveau, Laure Giappiconi, Aude Mathieu, William Desjardins e Karl-Patrice Dupuis.


Trailer do Filme – That Kind of Summer

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu