fbpx
A História da Guerra Civil | Crítica do Filme | CinemAqui

A História da Guerra Civil | Vale pelo registro histórico e curiosidade

Do cineasta soviético Dziga Vertov e feita para divulgar o Partido e imortalizar os militares que apoiaram o golpe contra o Império Russo, A História da Guerra Civil é uma série de filmagens desconexa e que não conta uma história de fato. É mais um registro de momentos em que havia alguma oposição aos revolucionários e como eles foram desbancados pelos bolcheviques.

Esse conjunto de filmagens foi restaurado por Nikolai Izvolov depois de mais de 100 anos em que se pensava terem sido perdidas. E o resultado é impressionante se imaginarmos as condições precárias de armazenamento de uma Rússia em plena guerra interna. Dos 90 minutos pode-se encontrar apenas meros segundos de um filme borrado sem contraste, o que é uma vitória para os arquivos de cinematografia.

Este é um filme que faz mais de um século de vida que hoje é assistível e volta a estrear, dessa vez no festival de documentários É Tudo Verdade, e vale mais pela curiosidade, acima da arte. Não é muito diferente dos milhares de filmes resgatados da época. No entanto, se trata de um registro da história, assim como qualquer filme, ficção ou não. E naquela época se vê claramente a empolgação dos russos em estar no poder, em ter a chance de uma transformação social acelerada.

A História da Guerra Civil | Vale pelo registro histórico e curiosidade

Há uma ênfase incômoda sobre os heróis de guerra. E digo incômoda não apenas por não existirem heróis nessa guerra, mas apenas por serem nomes quase completamente desconhecidos, exceto por historiadores. Para o espectador não há atrativo, exceto o maquinário dos militares da época, como uma invenção recente dos ingleses: um carro encouraçado chamado de tanque.

A História da Guerra Civil é curto e literal. Mais uma homenagem do que uma experiência. E agora que está digitalizado poderá ser visto daqui a mais 100 anos, soando cada vez mais uma curiosidade de um tempo distante e estranho a todos nós.


“Istoriya Grazhdanskiy Voyny” (URSS, 1922); dirigido por Nikolai Izvolov e Dziga Vertov.


 

Apoie o trabalho do CinemAqui para continuarmos produzindo notícias, textos e críticas de filme

Você talvez goste desses conteúdos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu