Aventuras de Agamenon – O Repórter

Quando a maior rede de Televisão do Brasil, conhecida por bancar um “famoso” programa de humor (ou não!) de sábado à noite, resolve dar férias forçadas à turma do “Casseta e Planeta”, a fim deles se reciclarem (isso é pura especulação minha!) talvez fosse mesmo hora do grupo de humoristas tentar algo novo. As Aventuras de Agamenon – O Repórter mostra que isso não aconteceu, pelo menos não para a dupla Hubert e Marcelo Madureira.

No filme, Hubert é Agamenon Mendes Pedreira um repórter fictício que participou dos maiores momentos da história do último século, hoje tem uma coluna de sucesso no jornal “O Globo” e mora em um Landau estacionado na frente da redação. Dirigido pelo documentarista Victor Lopes As Aventuras de Agamenon – O Repórter conta então as andanças desse personagem por esses momentos históricos e aproveita para colocar uma enorme mancha na carreira do cineasta, ainda que a culpa pouco seja dele.

As Aventuras de Agamenon – O Repórter é formado de modo rasteiro, e quase inconveniente, desse monte de colagens imbecilizadas onde o personagem título “entrevista” algumas dessas personalidades e participa de alguns momentos históricos, como uma espécie de “Forrest Gump” feito por doentes mentais sob a influência de drogas pesadas. E isso não é um exagero.

Por pouco, mas por pouco mesmo, As Aventuras de Agamenon – O Repórter quase não faz sentido, principalmente quando se olha o prólogo apresentado por Pedro Bial (que de repórter internacional, virou apresentador do Big Brother Brasil e agora, por fim, no fundo do poço, estrela essa produção) e o final do filme que, supostamente, teriam que se encaixar nas duas pontas desse flashback que conta a história do personagem, mas nem isso As Aventuras de Agamenon – O Repórter se preocupa em fazer, e isso nem é o pior dos problemas.

Sem a mínima noção do que é engraçado ou não, a dupla Hubert e Madureira resolve então atirar para todos os lados imagináveis, mesmo que isso queira dizer uma falta de respeito enorme com qualquer assunto, o que faz o espectador que queira dar algumas risadas ter que se contentar com piadas sobre zoofilia, um problema de flatulência de Albert Eistein e ainda um par de tentativas de fazer graça com o ataque às Torres Gêmeas e ainda com Tsunami na Indonésia. E não que um falso moralismo impeça isso de ser engraçado, mas sim, simplesmente, um mau gosto que acaba imperando e não deixando que nada mais funcione nem aquilo que, provavelmente, funcionaria, como a sequência em que o repórter encontra Ronaldo “Fenômeno” em uma situação um tanto quanto constrangedora.

Mas tudo isso é ainda temperado por uma obsessão enorme por surubas, órgão sexuais masculinos (sobrando até para o Leonardo Di Caprio) e uma certa erva popular na Jamaica, tudo encaixado em qualquer momento que apareça, sem a mínima vergonha de fazer ou não sentido. E falando em vergonha se o que todos aquelas personalidades dando suas declarações sobre o personagem título (tudo bem, a parte com Nelson Motta é, provavelmente, a única que funciona de verdade… no filme inteiro) não se transforme em vergonha assim que eles verem o resultado final fica difícil ate imaginar o que possa ser.

E ainda no assunto vergonha (nesse caso alheia) a presença do comediante Marcelo Adnet, como o jovem Agamenon, só ajuda mais ainda para que o filme seja menos impressionante ainda, já que, nem o esforço óbvio do ator para funcionar consegue salvar nenhum momento do filme, e ainda lhe obriga a ter a linha de diálogo mais imbecilmente desnecessária que o cinema nacional viu em anos ao mandar um recado para o psiquiatra suíço Carl Jung.

Mas como diz a música de Agnaldo Timóteo que acompanha o fim de As Aventuras de Agamenon – O Repórter, “Sorria meu bem, da infelicidade que você procurou” já que essa nova tentativa desses Cassetas de ganhar o cinema é tão engraçada e divertida quanto uma extração de siso.

PS: Qualquer menção à presença de Fernanda Montenegro na narração desse desastre precisa ser completamente ignorada diante de tudo que ela representa para o cinema nacional e não merece ser citada. Assim como o pequeno rato esmagado por Marcelo Adnet sem a menor culpa de estar no filme.


As Aventuras de Agamenon – O Repórter (Bra, 2011), escrito por Hubert e Marcelo Madureira dirigido por Victor Lopes, com Hubert, Marcelo Madureira, Marcelo Adnet e Luana Piovani.


trailer

Continue navegando no CinemAqui:

41 Comentários. Deixe novo

  • “PUTA QUI PARIU” filme ruim eu já vi aos montes mais esse, “Krai” é pra matar qualquer brasileiro de vergonha.
    O que mais entristece é como alguns artistas consagrados pelo publico brasileiro se prestam a aparecer nesta bosta.

    Obs.: gostaria de me retratar com à matéria fecal chamada “bosta”.
    Ela pelo menos se tratada ainda serve como adubo, já esse filme… MISERICÓRDIA.

  • Realmente é um filme muito ruim, muito difícil de assistir. É o trash do humor, no “melhor” estilo CASSETA & PLANETA. Esses caras deveriam tomar vergonha na cara e se aposentar, seria um alívio para o Brasil, ninguém merece ter gente tão sem graça fazendo “humor” – tá mais pra terror com boas dosagens de tortura – na tv e no cinema do nosso país.

  • UM LIXO!!! O pior filme que já assisti. Sem sentido, patético. Uma vergonha para o cinema nacional!

  • Esse filme é um porcaria!!! Não consegui assistir por mais de 30 minutos, a única coisa que vale a pena é o triller e foi por causa dele que eu assistir o filme, só a equipe de divulgação desse filme que está de parabéns pra conseguir enrolar nós expectadores para ir ao cinema, uma lástima depois aparecem criticas ao cinema brasileiro e não sabem pq., é lógico que existem filmes bons como tropa de elite e assalto ao banco central mais venhamos e convenhamos que a maioria é uma porcaria ou água com açúcar.

  • Ingrid… tentar ser inteligente nao é facil. A sua narrativa apresenta varias incorreções gramaticais, tao frustrantes quanto a narrativa desse filme. Seu tipinho é classico , uma garotinha querendo ser “massa”. Belezinha, quando souber a diferença entre seção e sessão, pode ser que alguem lhe de crédito.

  • Pior filme qe já vi em toda minha vida, eu sai no meio do filme com meu namorado!

  • Já estava começando a me preocupar. Será que não iria aparecer alguém com opinião contrária a todas essas pessoas que massacraram o Agamenon? Ainda bem que surgiu a Ingrid. Pois bem, eu também vi todas as citações feitas por ela. Assim como o João Barone (Paralamas do Sucesso) “de gaiato no navio”. Mas achar uma obra de arte (um quadro de Da Vinci, Di Cavalcanti ou Renoir) no lixo não significa que o aterro sanitário é lindo, maravilhoso, um verdadeiro museu de arte. As pessoas tendem a racionar de maneira lógica. Então, o Agamenon estava no tempo da escravatura, no Titanic, na 2ª. Guerra mundial, bem antes do nascimento do “papai Gates”? Assim, o seu retrato como suposto pai do repórter não faz o menor sentido (como você mesma disse, “muito forçado”). Pessoas inteligentes certamente não conseguem rir quando não há uma conexão lógica na piada, dá pra entender? É o que se chama “timing”, precisa haver a preparação para o desfecho da piada, o que em momento algum acontece no “filme”(?!). Ainda bem que a Ingrid e seu namorado gostaram. Agora sei que devem existir dúzias de pessoas que conseguiram rir com “essa coisa” lamentável e inclassificável! Afinal, (aqui cabe a citação) já disse Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra!”. Só mais uma pergunta: Ingrid, você pode me esclarecer onde vocês estavam rindo sozinhos, na seção (algum departamento em que trabalham) ou na sessão de cinema???

  • Ingrid! O motivo da maioria não gostar não é pelo fato de não entender as piadas, e sim pela forma como o enrredo se desenrrola. Se é que possui enrredo.
    Não é por ser um besteirol que deva ser feito sem pé nem cabeça. Eu particularmente não gostei nem um pouco das ironias desse filme. Saí do cinema na metade

  • Vinicius Carlos Vieira
    17/02/2012 18:50

    A Sofia está certa e fui enganado pelo meu conhecimento musical que não é tão grande assim, como o Agnaldo timóteo cantou essa musica, pensei que era dele… mas está ai, o certo é realmente Evaldo Braga… muito obrigado

  • Mas o que é isso?! Uma verdadeira afronta a qualquer pessoa que tenha um mínimo de inteligência! O que há de engraçado em fazer piada com as mazelas alheias? Servir-se de tragédias humanas para fazer graça é deprimente! Qualquer pessoa normal com certeza repudiará tais apelações. Diante de tantas outras produções de bom gosto, eis que surge o tal “Agamenon”, um verdadeiro idiota que ninguém suporta! (Aliás, diga-se de passagem, muito diferente da coluna do jornal!) Por isso as pessoas deixam a sala de exibição com poucos minutos… E o Marcelo Madureira, travestido do psicoproctologista “JACINTO LEITE AQUINO REGO”??? Tudo não passa de um amontoaddo de dejetos que nem pra adubo serve. O cinema nacional não merecia tal aberração! Uma vergonha!
    Vinicius, parabéns pela crítica. Apenas uma correção, a música Sorria não é cantada por Agnaldo Timóteo e sim por Evaldo Braga.

  • porcaria de filme!!!!a unica coisa que prestou foi a propaganda do filme pq o resto!!!meu Deus do ceu!!!ninguem merece perder tempo e dinheiro com essa porcaria…….

  • Horrivel o filme, ninguém ficou até o final !
    não tem uma história, é totalmente sem sentido ..

  • Vinicius concordo plenamente com tudo o que vc citou … achei que só eu não tinha gostado do filme mas graças a Deus existem ainda pessoas inteligentes.

  • Luiz Carlos Cruz
    01/02/2012 18:41

    O filme foi tão ruim que não resisti 30 minutos. Eu e minha namorada e mais um casal amigo abandonamos a sala de cinema. NUNCA FIZ ISSO EM TODA A MINHA VIDA DE CINEMANÍACO. Uma verdadeira imbecilidade arrastada…

  • Vinicius Carlos Vieira
    30/01/2012 12:14

    depois me faz um manual para todo mundo entender as piadas…

  • Eu discordo completamente. Não acho que o filme seja “oh, mas que obra de prima”, tem muita piada demente e de nível baixíssimo, porém nos deparamos com sacadas de ironia pesada e inteligente que não ficam para o público geral assimilar, Exemplos: Basicamente morri de rir com o ridículo do Pedro Bial cobrir a queda do muro de Berlin enquanto o próprio Agamenon ironiza sua apresentação do Big Brother. O filme é irônico, e forçado, admito. Mas não é pra muitos. Ou quando ironizam que as fotos de escola do Agamenon são tiradas pelo Sebastião Salgado, ou num momento um pouco antes em que dizem que seu pai é pobre e colocam uma foto do Bill Gates. Alguns momentos do filme foram dignos de Monty Python.

    Como eu comentei com o meu namorado diante da silenciosa platéia que acompanhou nossa sessão. “- Eles não entenderam a piada, e provavelmente, ou por que não entendem sarcasmo, ou por que não tem carga cultural para tanto.”

    Não é um filme que eu recomendo que minha mãe assista, pois ela provavelmente não entenderia nada. Mas acho que valeu cada centavo. Mesmo que eu e meu namorado tenhamos rido sozinhos na seção.

  • Filme de péssimo gosto!
    Joguei meu dinheiro fora!
    O talento de Marcelo Adnet foi totalmente desperdiçado com essa porcaria de filme.

  • Eu e minha esposa saimos do cinema no meio do filme. Estavamos já passando mal. Pior filme sem duvidas que vi na minha vida.

  • DROGA DE FILME! APRENDAM A FAZER COMÉDIA SEUS IDIOTAS!

  • O FILME MAIS RIDÍCULO DE TODOS OS TEMPOS! QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA!!!!!!!!

  • É um lixo e não da para ser considerado um filme e um absurdo liberarem e ainda fazer propaganda para ir assistir. Pior filme que já vi sem conteúdo algum e sem roteiro. Nao sei como grandes atores toparam fazer isto. Mas tudo isto na minha opiniao e so mais uma observacao eu e mais metade das pessoas que estava na sala nao terminamos de ver o Filme se da para chamar isto de filme.

  • Danuza Paz
    26/01/2012 15:21

    Não percam tempo assistindo a este monte de bobagens.
    A única certeza que eu tenho é que a equipe de marketing e promoção do filme é realmente fantástica pois caí direitinho na lábia e engodo deles.
    Pior filme que assisti.
    Uma droga!!!!!!

  • MARCOS SANTOS
    24/01/2012 1:20

    Gente, que fiasco de filme! Aliás, podemos chamar isso de filme??
    Coitados dos câmeras!!!

  • Rafaella Tuma
    23/01/2012 14:13

    Sai do cinema no meio do filme, assim como a maioria que estava na sala. Não me recordo de ver um filme tão ruim.
    Não tenho palavras para descrever o fracasso de Agamenon, o Reporter.

  • Ainda bem que existem pessoas lúcidas. Um filme no mínimo de péssimo mau gosto. Pegaram a História, fruto, muitas vezes, de dor, luta, suor e lágrimas de muitos, misturaram em um caldeirão, acrescentaram muita vulgaridade, promiscuidade, leviandade e uma pitada de hipocrisia e despejaram aos nossos olhos. Além de tudo colocaram gente de peso para validar isso tudo. Não pouparam nem Gandi e Chico Xavier. Num mundo onde existe cada vez mais a inversão de valores, mergulhado em corrupção, violência etc. e tal, não precisamos desse tipo de humor e sim de respeito pelo que ainda resta e a aqueles, que de alguma maneira, lutaram com dignidade por um mundo melhor. Deveríamos reverenciar a muitos. Faltaram com respeito até com o repórter investigativo. Precisamos de valores, meus senhores, e de verdadeiros heróis para que os nossos jovens se espelhem.

  • O pioooooor filme que já vi na minha viiida!!!!
    fomos enganados pela propaganda, nao sei como o Marcelo Adnet teve coragem de faze essa grande mer## Nacional ,
    Pra quem criou esse filme, que alias, deve ter #&¨% na cabeça assista Cilada.com ve se aprende alguma coisa

  • Sera que eles estão pensando que brasileiro é trouxa, podemos ser sossegados para algumas coisas, mas esta porcaria de filme nos tira do anonimato o filme é tão ruim que até derci gonçalves saiu do tumulo para protestar, meu que droga e o pior sem direito de devolução do dinheiro jogado fora, aquelas criticas medilcres foi nojentorsrsrsrsrsrsrrsrsrs

  • Marcos Aurélio
    19/01/2012 18:39

    Caetano,Chico Buarque , Fernanda Montenegro ,Bial , vocês vão para o céu pois fizeram uma boa ação , mas infelizmente nem assim eles conseguiram.Não me arrependo de ter visto pois temos que arcar com as nossas opções sejam elas quais forem. De tudo temos que extrair o que tiver de bom quando tem.:porém queiramos ou não devemos respeitar pois é um trabalho , só que não deu nada certo. Mesmo assim parabéns pela tentativa e jamais conseguirão fazer algo pior o que é um consolo..

  • Marcelo Freire
    18/01/2012 22:14

    Péssimo filme tortura total não sei como esses tipos de filme vão para o ar !!

  • Filme muito ruim mesmo me arrependi de cada centavo gasto para assistir este filme!! Sem falar que quase todo mundo foi embora antes da sessão acabar!

  • Letícia
    18/01/2012 0:19

    O filme é horrível, não vale a pena, a unica parte que presta é o que passa no comercial então nãoperca seu tempo e nem dinheiro….

  • Filme horrivel!!! O pior que já existiu no cinema brasileiro.Me senti envergonhado de assistir um filme tão pobre de conteúdo, depois de tropa de elite, assalto ao banco central, vem essa coisa que não pode se chamar de filme…Uma verdadeira lata de lixo o filme!!!
    É triste ver um país com pessoas influenciadoras tão fracas, fazem do humor cenas de sexo, vcs tem que aprender que o que da risada´são os dentes, não a bunda!

  • FAMÍLIA CARNEIRO E CHIELE
    16/01/2012 21:17

    Gente… PATAQUEPARÉUUUUU!!!

    Esse filme é uma !@##$@@##@@###@##$$#$%¨¨&*(((())___)(*&¨¨%$#@ aou cuboooo!!!

    Vocês acreditam que levei minha filha de 8 meses ao cinema pela primeira vez para assistir esse filme… fico a pensar a vergonha… que Caitano Veloso e Fernanda Montenegro irão sentir tão logo assistam o filme…

    Uma vergonha… o único momento que rimos foi ao final do filme olhando um para a cara do outro… sabe aquela cara de palhaço que a gente fica…

    NÃO RECOMENDO ESSE FILME NEM PARA MINHA ADORÁVEL E AMADA SOGRA!!!

    Obs.: agora imagina vocês como explicar para minha filha que esse foi o primeiro filme que ela assistiu.

  • Olá para todos! MEU DEUS!!!!!!!!!!TOTALMENTE SEM SENTIDO! É TÃO RUIM O FILME QUE É MELHOR VCS FICAREM SOMENTE NO TRAILER QUE É BEM MELHOR! ACHO INCRÍVEL QUE COMO A TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES DO MUNDO E QUE NO CINEMA AINDA NÃO CONSEGUIMOS CHEGAR NESSE NÍVEL DE RESPONSABILIDADE QUE A TV TÊM. É CLARO QUE TEMOS GRANDES FILMES BRASILEIROS QUE ENTRARAM PRA HISTÓRIA, MAS DÁ PRA CONTAR NO DEDO OS QUE SÃO BONS E AINDA ESTAMOS NA FASE INFANTIL SE TRATANDO DE CINEMA. A SENSAÇÃO QUE EU TIVE QUANDO VI, OU MELHOR, QUANDO TENTEI VER OS 15 MINUTOS DA PELÍCULA É QUE QUALQUER UM PODERIA TER DIRIGIDO E TALVEZ FEITO ATÉ MELHOR. O PIOR DE TUDO É SABER QUE PARTE DOS NOSSOS IMPOSTOS ESTÁ NESSA “PORCARIA”. NOTA 0 PRA “AS AVENTURAS DE AGAMENON” .

  • Perdi tempo … achei o filme uma merda!!!

  • Diego Natividade
    14/01/2012 21:25

    Péssimo filme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! estragou meu dia…

  • fiquei com muita vergonha de ser brasileira; como podem colocar uma droga desta no cinema e fazer propaganda enganando todo mundo, primeira vez que sai sem terminar de assistir um filme,deveria tger um orgao para devolver nosso dinheiro com juros……..vao criar vergonha na cara.

  • Pela propaganda você vai, mas não consegue ultrapassar aos 20 minutos de filme, espera mais um pouco, tenta ver alguma graça nas proximas tomadas, ai vem o funk, legalzinho, mas por fim, você acaba descobrindo que o filme é uma MERDA NACIONAL, gente, como pode ser investido dinheiro numa porcaria dessa. Como atores, conseguem ler um roteiro desses, e achar que o público vai gostar…Casseta e planeta, vai pra marte, jupter, qualquer outro lugar, pois vocês, a muito, não tem graça nenhuma, usar comédia com sexo, (até com animais), pra tirar risos, é patético…..Infelizmente sou obrigado a dizer, a Comédia Brasileira, se depender desse filme, já acabou faz tempo….ahhh..outra coisa….sou um dos que saiu pela primeira vez do cinema, pois não aguentei assistir o filme até o final…..

  • Vinicius Carlos Vieira
    13/01/2012 14:21

    Qualquer filme que seja fica melhor no cinema William, por causa de imersão que a sala lhe proporciona, mas enfim, tem alguns que não merecem o preço do ingresso mesmo….
    1) a crítica do imortais está aqui … e não, não acho que valha a pena vê-lo em 3D…. e quanto ao Sherlock Holmes estou indo vê-lo nesse momento, amanhã te falo….
    2) dica recebida e semana que vem sai essa lista…
    3) Não existe indícios que de que haverá nenhuma continuação não….nem da parte da escritora nem da parte dos filmes….
    4) em 11 11 11 o irmão era o vilão e usou o irmão para criar essa sua igreja….

    Valeu William e volte essa semana para ver o ranking dos filmes de terror e para ler a crítica do Sherlock Holmes…. abraços

  • william santos
    13/01/2012 13:58

    Meu deus ! esse filme deve ser horrivel !
    Vinicius , existem filmes que valem a pena pagar pra assistir no cinema e outros que é melhor esperar sair em DVD e assistir em casa correto! gostari de saber duas coisas :
    1° Queria saber desses dois filmes se valem a pena assistir no cinema , o primeiro é “o Imortais ” vale a pena assistir em 3d no cinema ou nao ? o segundo é o novissimo Sherlock Holmes :jogo das sombras ? e se pra entender esse segundo precisa assistir o primeiro do sherlock ?
    2° gostaria que vc postasse ou apenas colocasse aqui nos comentarios uma lista dos melhores filmes de terror de 2011 !
    3° no final de Harry Potter e as Reliquias da Morte p.2 ,os filhos de harry , rony e hermione vao para hogwarts , como aconteceu no primeiro filme com harry e cia. isse me deixou a entender que poderia existir uma possivel continuaçao ou uma nova saga com os filhos deles ? ou nao ? estou equivocado ?kk

    4° eu sinceramente nao entendi muito o filme 11.11.11 , afinal o irmao do protagonista principal era paralitico ? e no final do filme ele era do mal ou do bem ? enfim é um filme bom em relaçao as suas cenas de suspense e terror , mas deixou muitas duvidas no ar ! responda! obrigado vinicius!

  • wellington
    13/01/2012 12:25

    Filme muitooooooooo ruim,a globo com este filme esta contribuindo para a imagem negativa do cinema nacional.
    RIDICULO E PESSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FUI ROUBADO, COMO TUDO NESTE PAIS CINEMA TAMBEM CUSTA CARO.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu