Conan, O Bárbaro | Não serve nem como divertimento vazio


[dropcap]E[/dropcap]ntre refilmagens e adaptações de quadrinhos, talvez Conan, personagem criado por Robert E. Howard em 1932 (inicialmente para uma série de livros, mas que ficou conhecido pelas histórias em quadrinhos), fosse um dos que mais merecesse uma chance cinematográfica, já que sempre contou com muitos fãs e uma enorme mítica a ser explorada (além de dois filmes que não são lá um acerto). O grande problema é que nas mãos do (sempre) pouco inspirado Marcus Nispel Conan, O Bárbaro se tornou apenas uma aventura boba e sem graça.

Mas talvez o diretor alemão (Nispel) não seja o culpado, mas sim quem o contratou, já que o mesmo já tinha tido sua oportunidade de brincar com espadas e bárbaros em “Desbravadores” e o resultado tinha sido pífio, ainda que, visualmente muito mais interessante que esse novo Conan, perdido em uma falta de personalidade estética e empurrado por um roteiro completamente descontrolado.

Visualmente, Conan, O Bárbaro escolhe ser essa aventura bárbara “limpinha”, com uma direção de arte que funciona na criação concisa desse mundo, mas é tremendamente prejudicada pela direção de fotografia “clarinha e bonitinha” de Thomas Klow. Talvez um defeito técnico que pudesse passar despercebido em muitas produções, mas que aqui acaba formando essa barreira intransponível que não deixa o espectador “acreditar” no que está vendo. E em uma história desse tipo, isso é um erro fatal.

Nispel se esforça em tentar ser violento e selvagem, com muito sangue, decapitações e mais alguns tipos de ferimentos expostos, mas essa “limpeza estética” não deixa nada disso funcionar. A situação fica pior quando o diretor não percebe tudo isso e opta por se aproximar demais de toda ação o que deixa tudo mais artificial ainda.

Isso acaba sendo uma pena, já que Conan, O Bárbaro se mostra cheio de boas intenções. Suas sequências de ação funcionam, sua história engana (mesmo preguiçosa e perdida em motivações rasteiras) e o inexpressivo Jason Mamoa acaba segurando bem o papel título, já que pouco tem a fazer a não ser “cara de mal” e empunhar uma espada com propriedade. Melhor, sem em nenhum momento se mostrar imbuído a repetir a inexpressividade (um pouco mais simpática) que Schwarzenegger exalou nos outros filmes. Resumindo: Mamoa é tão ruim que acaba funcionando perfeitamente para o papel.

Por outro lado, nem algum gênio da interpretação conseguiria segurar esse personagem criado pelo roteiro de Thomas Dean Donnelly, Joshua Oppenheimer e Sean Hood (três nomes que também não dariam muita esperanças, responsáveis por coisas com Halloween Ressurection e Cubo 3: Hipercubo) que, simplesmente, não tem a mínima ideia do que querem com o anti-heróis cimério. Em um esforço hercúleo criam esse jovem nascido em um campo de batalha, selvagem e traumatizado pela morte do pai, porém, todo esse esforço termina em vão, já que pouco desse garoto acaba aparecendo em sua versão adulta, o que, praticamente, joga no lixo toda motivação e  tempo perdido que o grupo de roteiristas inventa em torno de três prólogos.

Quando o verdadeiro Conan é apresentado, “depois de várias aventuras por reinos desconhecidos” (como um narrador faz questão de indicar), sobra nele uma simpatia e um charme selvagem ao libertar escravos por puro altruísmo, conquistar algumas garotas e se divertir enquanto enche a cara de hidromel. É fácil sentir falta dessas “várias aventuras” que fizeram aquela criança se tornar esse anti-herói, mas não se preocupem, assim que você estiver se acostumando com esse novo Conan, Mamoa cerra os olhos (e olha de baixo para cima), pega sua espada e parte em busca da vingança ao encontrar um daqueles que acabou com sua tribo. Durante esse caminho, ainda dá de cara com uma monge perseguida (Rachel Nichols, que faz questão de gritar o nome do personagem um número infindável de vezes), coincidentemente, pelo mesmo Khalar Zym (Stephen Lang, que não se cansa de ser mal depois de Avatar) que Conan jurou vingança.

Perdido no meio de motivações, Conan não sabe se salva o mundo desse vilão que quer dominar tudo à sua volta, resgata a mocinha ou vinga o pai. Por sorte do roteiro, ele até consegue matar todos esses coelhos com uma “espadada” só,Conan, O Bárbaro Filme mas até lá o espectador é obrigado a conhecer (ainda) um terceiro Conan, quase tomado pela paixão (quase, por que ele é bárbaro demais para demonstrar tais sentimentos, e talvez ainda fosse um problema enorme para Mamoa) correndo atrás da mocinha gritando seu nome.

E se em filmes desse tipo, onde um herói tem que, por definição, acabar, e pronto, com o vilão, todos sabem a importância de um arqui-inimigo que funcione e Lang como Khalar Zyn acaba totalmente descompensado e perdido. Ainda mais quando o roteiro só resolve lhe dar o motivo de toda ira depois do meio do filme (e com um flashback totalmente fora de contexto). Pior ainda, quanto mais perto chega desse confronto com o protagonista, mais parece emburrecer e tomar as atitudes óbvias e sem sentido, ou ninguém percebe que, mesmo depois dele conseguir usar a tal “máscara” (que vira uma espécie de chapéu) ele acaba não fazendo nada com ela que dê razão a toda procura que se estendeu por todo filme.

O mais engraçado de tudo é que Conan, O Bárbaro tinha todos predicados para se tornar uma daquelas porcarias caprichadas e divertidas (como John Millius fez em 1982), fácil de engolir como um épico bárbaro com pouco sentido, o que não acontece aqui, pois, nas mãos de Marcus Nispel, não consegue nem achar uma função prática para o protagonista andar sem camisa enquanto todos se cobrem dos pés à cabeça (muito mais funcional em se tratando de uma batalha).


Conan the Barbarian (EUA, 2011), escrito por Thomas Dean Donnelly, Joshua Oppenheimer e Sean Hood dirigido por Marcus Nispel, com Jason Mamoa, Stephen Lang, Rachel Nichols, Ron Pearlman e Rose McGowan


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16 Comentários. Deixe novo

  • Olha eu nem tinha visto o filme e me parecia ser ruim, mais depois q eu o vi, achei o filme muito bom, melhor do q muitos filmes por ai, ele pode ter seus pontos fracos mais saiu melhor do q eu esperava, para mim muito bom.

  • Esse conan tem q comer muito arroz com feijão. Em minhas leituras, A espada Selvagem de Conan, o bicho é bruto forte pra caramba, ai colocam um frangote desses hehehe tem q rir pra não chorar; sem falar no cabelo do sujeito todo encaracolado. Filme lixo não vale 5 cruzeiro.

  • Não tem como mandar matar os responsaveis por este filme não!
    Que desgraça!! Acabaram com um clássico!!!

  • amo o mamoa, lindo de paixão……. que bíceps !

  • rapaz igual o arnold s.não existe ele hoje as 50 anos dava conta desse papel. ele é o cara. meu esse cara e muito fraco estragaram o filme. ficou parecido a mumia um filme enfantil. besta junta os dois jogar fora no lixo

  • Como a maioria do pessoal que gostava dos filmes do Conan e das revistas da “Espada Selvagem” fiquei feliz quando soube do novo filme, mas vendo o filem concordo com a maioria, é horrível e decepciona em todos os sentidos….muito fraco …desde atores, diretores, trilha ..etc….decepção total!

  • Yghor Felletti
    21/01/2012 0:50

    Momoa…eu escrevi MAmoa iauhsiuahsuahsiahsa

  • Yghor Felletti
    21/01/2012 0:49

    Sério, eu já assisti contra a minha vontade. Conan, pra mim, tem que ser bruto, anti-herói, destruidor e de poucas palavras…mãs, como fizeram e minha esposa queria assistir, fui ver tal filme. Enfim, decepção do começo ao fim…o único que se salva no roteiro é Lang, mas por ser um baita ator, e não por seu papel (que foi desperdiçado como se não fosse importante). A melhor coisa, e talvez a melhor piada por ser tão engraçada, foi ler os comentários das amigas falando sobre o Mamoa isso, o Mamoa aquilo, e minha esposa ao ver o ator soltar: “Nossa, ele é horrível, parece um macaco depilado…olha o tamanho da cabeça desse cara. Parece que ele tem próteses nas sobrancelhas!” Sério…não me aguentei e ri muito. Péssimo ator, fraco, sem expressões (tirando a cara de malvadinho, que qlq um sabe fazer), com um físico pobre e fraco para aguentar um CONAN, sucessor terrível ao grande mestre Arnold Schwarzenegger, vulgo CONAN, e me senti tremendamente desapontado com os filmes atuais. Os filmes de 80-90 (não todos, é claro) dão de mil à zero nos filmes atuais…histórias fracas, roteiros simples, atores sem talento (tanto é que a maioria faz um-dois filmes e some), adaptações grotescas…É capaz de alguém ainda falar: “vai lá e faz melhor”…não preciso, isso já foi feito, uns 20 anos atrás.

  • anderson araujo
    13/01/2012 10:47

    Sinceramente, quando anunciaram o começo das gravações desse filme, eu pensei, nossa não acredito Conan o bárbaro vai ter uma adaptação mais atual, imagine o que vão poder fazer com as novas técnicas de efeitos especiais e tal…puff, depois de assistir (ou melhor perder tempo), acho que a versão antiga dá um show de efeitos especiais e de raça dos atores que não tinham nada de técnica em artes cenicas mas tinham tudo que conan precisa…crueldade e barbárie…

  • Helbert Alves
    30/12/2011 15:59

    Realmente o filme é uma porcaria. Nem chega aos pés das versões antigas! Que são na minha opinião inesquecíveis!

  • Nada como um roteiro de oliver stone, musica de Basil Poledouris, um vilao como James Earl Jones e claro, o péssimo, mas muito carismatico ator Arnold Alois Schwarzenegger .
    Esta versao é muito ruim. Sério.

  • Tânia Lamara
    01/10/2011 22:52

    Concordo Karla…..o Mamoa salva o filme! Nosssssaaaa

  • O filme é ruim, mas Mamoa “salva”, voce dizer que ele é ruim…kkkk, assista game of thrones, voce fica rezando pra Khal Drogo aparecer pelomenos 20 segundos de cena, sem contar na melhor cena, “O discurso do Khal”

  • Vinicius Carlos Vieira
    18/09/2011 15:26

    parabéns, leu a critica até o final ein ale!!

  • Esqueceu de dizer que de 3D não tem nada além de umas estrelinhas depois que a letra sobe no final do filme… patético!!! Fora isso, concordo com todas as palavras da crítica. Muito ruim!

  • Opa…usando o predicado…….hehehe
    realmente…. bem fraco o filme….. cade o governador..(que apesar de não saber interpretar rolou tranquilo..rs)

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