Os Mercenários 4 | Relaxe e curta a viagem

Meu editor, o Vinicius Carlos Vieira (que vem destrinchando a sétima arte aqui, no nosso canal do YouTube e também nos agregadores de podcast por aí), me disse que eu iria me divertir nesta sessão de Mercenários 4. Ele disse isso mais como na torcida do que sendo profético (acredito eu). Eu repeti para mim mesmo esta “vibe” antes de entrar na sala, reforçando as esperanças. Porém, juro que não havia botado muita fé até os primeiros minutos de projeção, quando Stallone e Stantham trocam diálogos sobre a mulher do segundo e o anel do primeiro. Depois que é revelado que Stallone perdeu seu anel em uma luta de polegares no bar eu já me senti bem tranquilo. Agora já não estava na torcida: eu sabia que iria me divertir.

E se uso direto o nome dos atores no lugar de seus personagens é porque a série Mercenários é sobre isso. São atores e atrizes de ação das décadas passadas em seu revival. Tanto pelos fãs quanto por eles mesmos. Você sente que estavam se divertindo ao filmar… e você se diverte no processo de assistir. É algo mais leve do que prestar atenção à história.

E se digo atrizes além de atores é porque isso se concretiza desta vez com a chegada de Megan Fox no elenco principal. Fiquei surpreso de vê-la de início e logo percebi que ela continuar dizendo suas falas com a empolgação de uma secretária eletrônica. E foi daí que caiu a ficha: Fox é uma escalação perfeita para a saga, onde diálogos nada inspirados são ditos por pessoas sem preocupação dramática alguma. O lema da produção deste filme é “curta a viagem”.

Este quarto episódio mantém o legado dos anteriores ao vermos várias vezes coisas explodindo (incluindo corpos humanos) e aquele sangue gráfico de computador. Ou seja: sensacional. Não há nada mais que você precise para gostar desse filme. Talvez uma cervejinha.

Além de Fox, entram no hall de participações especiais dois asiáticos: Tony Jaa e Levy Tran, ambos vindos de filmes de ação (mais Jaa que Tran). E Jaa, é preciso destacar, é o único em cena que interpreta suas falas, colocando uma certa energia que cria algo novo na série. Seu jeito cerimonioso e intenso de dizê-las adiciona uma textura que não estamos acostumados a ver. Desnecessário dizer que ele está curtindo cada momento.

Por fim, temos as piadinhas sagazes. Esta edição conta com um bom humor tão despretensioso que apesar deste ser um filme de ação com cenas pesadas as piadas em formato de gancho conseguem quebrar o clima, pois surgem naturais da boca de personagens, que precisam emendar suas falas pelo ritmo enquanto não estão disparando projéteis, facas e balas, para todos os lados. E o arco envolvendo um pequeno rapaz de nome Jumbo Shrimp vai fazer seu queixo cair.

Diferente dos três filmes anteriores que davam uma certa vergonha alheia eu realmente gostei dessa quarta aventura. Ela conhece o esquema e não tenta atingir novos patamares. Esta série não é um Velozes e Furiosos, que daqui a pouco estará continuando no espaço sideral (NOTA DO EDITOR: Já aconteceu aqui). É estranho o que vou dizer, mas a aventura de Stallone e seus amigos é leve e para toda família.

E não é que o Vinicius tinha razão? Valeu pelos pensamentos positivos.

“Expend4bles” (EUA, 2023), escrito por Kurt Wimmer, Tad Daggerhart e Max Adams, dirigido por Scott Waugh, com, Dolph Lundgren, Sylvester Stallone, Jason Statham, 50 Cent, Megan Fox, Tony Jaa, Iko Uwais, Andy Garcia, Randy Coulture, Jacob Scipio e Levy Tran.

SINOPSE – O grupo de mercenários de Barney Ross é reunido mais uma vez, com mais gente nova, para impedir uma possível guerra que pode envolver o mundo inteiro.

Trailer do Filme – Mercenários 4

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu