Por que o cinema é conhecido como a “Sétima Arte”?

Por que o cinema é chamado de sétima arte?

Você já se perguntou por que o cinema é conhecido como a sétima arte? O primeiro passo para respondê-la não é entender a importância do cinema, mas sim da arte. Isso pode até parecer um daqueles momentos onde a ideia é dar uma grande enrolada antes de explicar algo simples, mas não é bem assim, já que é preciso entender o que é uma arte só antes de conversar sobre 12 delas.

Uma resposta que a humanidade vem discutindo desde os “gregos clássicos” e suas questões sociais, políticas e filosóficas. Sim, é preciso ir lá atrás para entender algo que só aconteceu no século 20.

A conclusão dos gregos acabou ficando para a posteridade, já que eles chegaram à conclusão de que a arte é uma atividade específica que produz algum tipo de sentimento no ser humano através… da arte. Parece algo cíclico, mas é isso mesmo. É a produção de um artista que faz com que seu público sinta algo. É simples, mas é amplo. Complexo.

Mas os gregos foram ainda mais longe. Nascia então o conceito de “Belas Artes”. A ideia era tentar organizar as artes como uma busca pela representação do belo. Mas ao longo da história esse “belo” foi sendo discutido de modo ainda mais complexo.

Platão apontou esse belo como “o bem e a perfeição”, como uma verdade que se via através da arte. Aristóteles foi mais longe, enxergou a arte como uma criação que é inerente ao homem, portanto uma “criação humana”, portanto, para encontrar o belo precisaria entender o “esplendor da ordem”.

O pintor russo Kandinski, alguns séculos depois dos gregos, apontou o belo como “aquilo que procede uma necessidade anterior da alma”.

Isso tudo (e mais um monte de gente!) corroborou com a ideia da existência dessa organização das artes. Portanto, durante séculos o mundo conviveu com as chamadas “Belas Artes”: Pintura, escultura, música, literatura e arquitetura. Até 1923.

Por que o cinema é a sétima arte?

Muito embora os “gregos clássicos” já falassem sobre o “belo”, a ideia ficou realmente oficializada quando um pessoal lá pelo século 18 começou a discutir a arte além das musas dos gregos (concordo que demorou um pouco mais do que devia!). Kant, Hegel e mais um pessoal começou a tentar colocar as artes em uma lista organizada, mas como estamos falando do século 18 e um monte de filósofos, o resultado foi uma briga de egos que criou mais confusão do que solução. De artes elocutivas e figurativas, até artes simbólicas, clássicas e românticas.

Por que o cinema é a sétima arte?

Entre toda essa discussão, Kant apontou a possibilidade de uma nova expressão gerada a partir de duas outras artes, e o reflexo disso surgiu oficialmente em 1923 (na verdade o livro foi escrito em 1912) com a obra do pesquisador italiano, Ricciotto Canudo: O Manifesto das Sete Artes.

Canudo nasceu pouco menos de duas décadas antes da primeira sessão de cinema dos irmãos Lumiere, mas acabou se tornando um pesquisador dessa novidade, um “teórico”. E essa aproximação com o cinema é que talvez tenha o movido a escrever e publicar o tal do livro das “Sete Artes”.

Mais do que simplesmente organizar as artes todas, a ideia de Canudo era provar que o Cinema, agora uma sétima arte, era ainda o resultado direto da mistura das seis outras. Não simplesmente uma junção, mas sim uma mistura que resultava em algo completamente independente e novo. O manifesto de Canudo excluía o Teatro, justamente por entender que ele não realizava o mesmo, já que não fazia com que as outras artes se tornassem algo diferente em seu resultado.

Quais são as sete artes?

  1. Arquitetura
  2. Escultura
  3. Pintura
  4. Música
  5. Literatura
  6. Dança
  7. Cinema

Chegamos em 13 artes!

Com os anos que foram passando, a ordem das artes mudou para alguns autores, mas em todos os casos, por ser a mais recente e por englobar todas outras, o Cinema sempre aparece na sétima posição.

A lista de artes continuo crescendo, mas desde lá houve pouca unanimidade na hora de listar as outras quatro, ou cinco, ou seis artes que entraram na lista. Portanto é fácil encontrar listas de “11 Artes” e até “13 Artes”. Dessa briga houve apenas um sobrevivente, as História em Quadrinhos, que em todas as listas aparece sempre como a “Nona Arte”.

Portanto, Cinema é a “Sétima Arte” e os Quadrinhos, a “Nona”, o resto não precisa decorar a ordem, já que amanhã pode trocar e você nem perceber.

Gostou desse texto? Escute o Podcast do CinemAqui com 10 dúvidas sobre cinema que você sempre teve vergonha de perguntar!

Você talvez goste desses conteúdos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu