Há um ditado no Brasil que diz que o ano só começa depois do carnaval. Para os amantes de cinema, o ano também começa ali perto na mesma época, depois que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entrega seus prêmios de melhores do ano, os Oscars. E junto com isso vem sempre a mesma pergunta: Qual o filme que mais ganhou o Oscar?
Mas vamos a um pouco de história. Os “Academy Awards” foram entregues pela primeira vez em 1929. Naquele ano de estreia foi algo bem diferente do que é hoje, na verdade tudo em um jantar privado comandado pela estrela Douglas Fairbanks no The Hollywood Roosevelt Hotel. Era 36 mesas com 270 convidados que pagaram US$ 5 para estarem lá. O evento em si durou 15 minutos, só celebrando os indicados e vencedores, já que eles já tinham sido anunciados anteriormente.
Naquele primeiro eram 12 categorias e quem ficou com o grande prêmio da noite foi Asas, dirigido por William A. Wellman. O filme foi indicado em duas categorias, a de Melhor Filme e ainda a de Melhores Efeitos. Mas o grande destaque da noite ficou com Sétimo Céu, indicado em cinco categorias e levando três para casa. Aurora ficou logo na sequência, com quatro indicações e três vitórias.
De lá para cá o que não faltaram foram recordes a serem batidos, entre eles, justamente, o de maior ganhador do Oscar. Nesse caso, ganhadores.
Somente em três ocasiões alguma produção chegou ao número de 11 vitórias em uma mesma noite: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno no Rei (2003). Mas a três vitórias foram bem diferentes.
No Oscar de 1960 o épico Ben-Hur saiu da premiação carregando 11 estatuetas, tendo sido indicado em 12 das 15 possíveis. Décadas depois, na cerimônia de 1998, Titanic foi menos “eficiente”. Mesmo com mais indicações que ambos, 14 das 17 possíveis, não ganhou todas. Diferentemente do terceiro filme da série O Senhor dos Anéis, que obteve 100% de sucesso, ganhando todos Oscars que foi indicado.
Titanic ainda aparece em outro recorde, o de filmes que mais receberam indicações. Somente dois outros filmes conseguiram essa mesma quantidade de indicações, ainda que os outros dois tenha fracassado perto dele. A Malvada (1950) e La La Land (2016) também foram indicados a 14 Oscars, mas só levaram para casa seis deles. O primeiro, pelo menos, entre esses levou o de Melhor Filme, já o segundo ficou para a posteridade pelos apresentadores terem errado o vencedor, que na verdade tinha sido Moonlight.
Mas quando o assunto é ganhador do Oscar, uma pessoa tem esse recorde e, muito provavelmente, vai ser bem difícil alguém chegar nesse número. Falecido em 1966, Walt Disney subiu 22 vezes no palco do Academy Awards e se tornou a pessoa com mais estatuetas da história do cinema. Um recorde bem difícil de ser batido já que hoje, os maiores acumuladores de Oscars do cinema são o compositor Alan Merken (com 73 anos), com oito prêmios e o especialista em efeitos especiais Dennis Muren (com 75 anos), com nove vitórias.