Quem inventou o cinema? Quando? E como? | CinemAqui

Quem inventou o cinema? Quando? E como?

Quem inventou o cinema? O jeito mais fácil de responder essa pergunta, pelo menos a primeira, é: Os irmãos Lumiere, no dia 28 de dezembro de 1895. Mas tem sempre o “como” e essa hora a história fica muito mais complicada, com pitadas de picaretagem e genialidade.

Entre os vários pais que o cinema tem, um deles foi o famoso inventor americano Thomas Alva Edison. Na verdade, ele teve a ideia de um dispositivo que captava imagens em movimento e projetava elas em uma espécie de pequena cabine onde a pessoa enfiava a cabeça sob um pano.

Ao que tudo indica, Edison teve essa ideia em uma viagem para a Europa onde viu a demonstração de um dispositivo criado pelo francês Louis Le Prince. O francês tinha criado uma máquina que captava imagens em movimento e projetava elas em uma espécie de pequena cabine onde a pessoa enfiava a cabeça sob um pano. Em 1888 ele demonstrou isso com o pequeno filme “Roundhay Garden Scene”, que você consegue encontrar no Youtube facinho.

Mas Le Prince não tinha dinheiro para expandir o registro de sua invenção para além do Atlântico… e Edison tinha. Nascia o Kinetoscope em 1891. Mas a criação dele está muito mais para uma espécie de “elo perdido” entre a fotografia e o que depois seria o cinema em si.

Quem inventou o cinema? Os irmãos Lumiere!

Como os irmãos Lumiere inventaram o cinema?

Na verdade, os irmãos Lumiere eram filhos de Antoine Lumiere, aposentado de uma carreira de dono de uma fábrica de placas fotográficas que viu uma apresentação da máquina de Edison e achou que os filhos, agora comandando a fábrica, poderiam ganhar um dinheiro vendendo placas fotográficas que se ajustassem às necessidades dessa nova máquina. Mas os irmãos enxergaram mais que isso.

Os dois se empolgaram realmente com a ideia de criar uma máquina semelhante, mas que fosse mais prática, menor e que fizesse uma coisa que só ela fazia: projetar a imagem em uma parede, possibilitando que várias pessoas pudessem assistir as imagens ao mesmo tempo.

Os irmãos colocaram então sua invenção na frente da saída da fábrica da família, filmaram seus funcionários saindo depois do expediente e projetaram isso para uma plateia no dia 28 de dezembro de 1985. Data de nascimento oficial do cinema.

Afinal de contas, quem inventou o cinema?

A ideia de cinema propriamente dito é então uma criação dos Lumiere e não de Edison ou de qualquer outro, justamente, pois o conceito de cinema passa pela ideia de mais de uma pessoa ao mesmo tempo vendo uma imagem que é projetada de um lugar que esteja atrás delas, o que é um detalhe importante para manter o nível de imersão do cinema, já que o espectador não pode enxergar a fonte da imagem, o que lhe permite se deixar levar por aquela janela para um mundo fantástico.

Gostou desse texto? Escute o Podcast do CinemAqui com 10 dúvidas sobre cinema que você sempre teve vergonha de perguntar!

Você talvez goste desses conteúdos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu