Terceira Guerra Mundial | As rimas da história

Que filme maravilhoso esse Terceira Guerra Mundial. Ele te coloca em uma posição constante de reavaliar o que está vendo na tela. Sua manipulação é cinema e sua trama é perfeita para isso. O pano de fundo político trazido no título ganha contornos bizarros que flertam com o trash enquanto mantém o drama real e vivo durante toda a história.

Ela começa simples e engraçada, mas não se engane, pois fica “pior”. No entanto, o que nos fisga desde sua introdução é a inconformidade em ver trabalhadores comuns sendo transformados por uma espécie de coerção em extras de uma filmagem que os colocam na pele dos judeus em um campo de concentração em plena Segunda Guerra.

No epicentro dessa loucura está Shakib (Mohsen Tanabandeh), que surge de uma origem extremamente humilde, um ninguém, para se tornar de uma hora pra outra o astro dessa produção dentro do filme. Não há muita explicação de como isso é possível, e é melhor que fique assim mesmo. Afinal, esta é a visão dos bastidores do poder, que nunca escala. Ficamos o tempo todo observando apenas o ponto de vista dos que não tem onde cair mortos.

Terceira Guerra Mundial possui o controle coeso e tenso do diretor sírio Soudade Kaadan. O uso de campo reduzido permite focar em detalhes do fundo com muito controle. Vemos uma câmera de passagem pelo escuro, um alçapão que se abre rapidamente com alguém jogando neve, ou os corredores “infinitos”, porque é muito difícil ver seu final.

A trilha sonora de Rob Lane e Rob Manning é econômica, pois mantém notas evocativas que nunca cumprem a promessa de comentar o filme, o que é a melhor parte. É sempre um falso começo que atordoa na medida certa e define um tema.

A atmosfera da ficção se amplia sob o contexto social. Essa relação de poder na questão econômica entre as classes envolvidas permite criar a rima que Mark Twain cita, em sua frase sobre a história usada no começo do filme: “a História raramente se repete, mas quase sempre cria rimas”.


“Jang-e Jahani Sevom” (Ira, 2022), escrito por Houman Seyyedi, Arian Vazirdaftari e Azad Jafarian, dirigido por Houman Seyyedi, com Mohsen Tanabandeh, Mahsa Hejazi e Neda Jebraeili.


CONFIRA MAIS FILMES DA COBERTURA DA 46° MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO


Trailer do Filme – Terceira Guerra Mundial

Continue navegando no CinemAqui:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu